Conheça mais sobre o projeto!
Bem-vindo ao Pampa Bizarro!
“Pampa Bizarro” quer explorar o potencial da cultura regional, participe dessa jornada conosco!
O projeto “Pampa Bizarro” se baseia na produção de uma obra transmidiática de mesmo título, cuja animação audiovisual se complementa com narrativas literárias, com recursos visuais e sonoros. O projeto conta com autores gaúchos consolidados no gênero fantástico e escritores que se tornaram expoentes e tem se destacado no cenário contemporâneo. O conceito de “Pampa Bizarro” foi sendo desenvolvido como uma expressão literária-audiovisual, cuja base projetual foi elaborada com a intenção de criar uma identidade visual e estética, para contribuir com o imaginário dessa manifestação cultural que aqui se coloca como fantástico gaúcho.
Da criação à execução
O projeto nasce a partir do desejo de criar uma narrativa transmidiática coletiva, contando com artistas de diferentes gerações e atuações na literatura fantástica. Sob curadoria de Juliane Vicente que elaborou o projeto e se encarregou dos artistas participantes, Vinicius Dullius submeteu o projeto ao edital FAC-Filma, tendo sido contemplado em 8º lugar na categoria "Curta-metragem". Ao finalizar o esboço e definir um caminho possível para e execução da ideia, Diego Mendonça agregou ao grupo nomeando o projeto, contribuindo para a construção de Pampa Bizarro.
A seleção de artistas
Com a missão de explorar o potencial da cultura regional, reunindo artistas gaúchos para a produção inédita de um universo narrativo transmidiático, a curadora Juliane Vicente fez um levantamento de mais de 60 nomes de autores que atuam com o fantástico e suas vertentes.
A escolha destes artistas partiu de algumas observações: embora, muitos artistas atuem com o gênero fantástico e sejam reconhecidos, os convidados atuam em diferentes espaços da cultura, como: autores-pesquisadores que atuam no ambiente acadêmico; aqueles que trabalham com público infantil ou infanto-juvenil e/ou aqueles que estão presentes apenas em seu subgênero, seja ficção científica, fantasia ou horror. Assim, percebeu-se a oportunidade de reunir autores de diferentes abordagens e vivências, trazendo ineditismo e originalidade à obra.
Cronograma
Durante 24 meses serão produzidos dois objetos:
Curta-metragem, com roteiro de Juliane Vicente e animação de Vinicius Dullius
Produção literária complementar, com organização de Juliane Vicente e ilustração de Vinicius Dullius
A produção literária complementar contará com 15 contos, 6 minicontos, 4 ensaios e 2 entrevistas.
Futuro
Há perspectiva de continuidade do projeto, tendo em vista que mais de 25 artistas pontuados no levantamento, infelizmente tiveram que ficar de fora desta primeira edição. Pretende-se continuar fomentando a arte regional em próximas edições, inclusive com o desejo de revelar novos talentos.
Comments